AMD vs Intel: Qual processador é melhor para você?
Data: 04 de março de 2022
Se você me vem com a pergunta AMD ou Intel: qual o melhor processador?, você certamente vai querer começar uma boa briga com o pessoal. Já que esse assunto da muito pano pra manga e é uma questão bem antiga.
É lógico que escolher ou criar o melhor PC para atender às suas necessidades de computação significa escolher o processador certo que pode lidar com as tarefas de computação mais importantes, seja jogos, edição de vídeo ou produtividade diária.
Neste guia de comparação, examinaremos mais profundamente duas das marcas de processadores mais populares atualmente: Intel e AMD.
Publicidade
Se você estiver comprando um novo computador, como uma estação de trabalho para uso profissional ou um console de jogos, poderá se perguntar: Qual processador é melhor, AMD ou Intel? Bem, para ajudá-lo a entender as gerações do processador e a história das duas empresas, preparamos este conteúdo e comparamos as duas para tirar suas próprias conclusões.
Que fique claro que este artigo não foi escrito por nenhum fanboy nem por algum hater, mas buscamos reunir os fatos para chegar a uma conclusão.
O que é por trás das cortinas
INTEL
Falemos um pouco sobre a história recente dos processadores Intel
- 2011: A Intel ocupou o mercado de processadores em 2011 com seu processador de segunda geração com o codinome “Sandy Bridge”. Eles têm 4 cores e 8 linhas, e seu desempenho leva muito tempo para alcançar o jogo. A AMD tentou lançar um processador com 8 cores, mas o desempenho de um único núcleo era muito baixo e, na época, a maioria dos programas e jogos usava menos núcleos. Ao mesmo tempo, a AMD introduziu alguns processadores, mas na maioria das vezes eles são ignorados na maioria das vezes. Nesse caso, o desempenho é dominado pela Intel.
- 2014: Devido à falta de competição por muitos anos, a Intel reduziu sua tecnologia de litografia para 14 nm em 2014.
- 2016: Já em 2016, ou seja, cinco anos após ocupar o mercado com 4c / 8t, continuou a se desenvolver com o mercado 4c / 8t. Seu desempenho single-core ainda é muito alto, enquanto o desempenho paralelo (multi-core) é muito bom. Esses 8 núcleos virtuais são usados em grande medida em jogos recentes para garantir um bom desempenho.
- 2017: No primeiro semestre de 2017, a AMD se destacou e pretende competir acirradamente no mercado. Eles são equipados com processadores com 6/8 cores e 12/16 fios para consumidores comuns. O desempenho e a temperatura de cada núcleo são muito mais aceitáveis do que na primeira tentativa. Em muitos aplicativos, o desempenho da AMD é melhor que o da Intel. Portanto, a AMD trouxe uma corrida para processar a paralelização. A corrida começou com pesquisas no Japão na década de 1980, mas não conseguiu produzir um computador muito caro e subutilizou seu hardware. O vencedor dessa luta na época foi a Intel, que tinha um núcleo poderoso em seu processador mais barato.
- 2018: Em 2018, a Intel tentou aumentar o número de núcleos para consumidores comuns até 6c / 12t. Ele oferece uma relação custo-benefício menor do que a AMD, mas em termos de desempenho, a Intel está liderando em jogos e um pouco atrás em termos de carga de trabalho média. Da mesma forma, em 2019, a Intel lançou seus processadores de 9ª geração, processadores 8c / 16t e novos processadores para consumidores comuns podem usar até 28 cores, mas o preço é mais alto que os concorrentes.
- 2019: Em 2019, a AMD lançou a série de processadores Zen 7. Essa série de processadores usa tecnologia de 7 nanômetros e é compatível com outras placas-mãe de 14 nanômetros da geração Ryzen (vale lembrar que a Intel geralmente precisa substituir a placa-mãe).
AMD
Seus refrigeradores de fábrica fizeram um bom trabalho, o que promoveu o desenvolvimento econômico.
Com algumas exceções, eles também têm compatibilidade retroativa entre o processador e a placa-mãe. Nos processadores Intel de 9ª geração, é altamente recomendável (e absolutamente necessário na maioria dos casos) comprar um cooler de processador que seja mais forte do que o original (padrão).
No entanto, isso pode ser um problema porque o próprio processador geralmente é menos econômico. Se houver um plano de upgrade, a possibilidade de usar AMD é ainda maior.
Em termos de custo-benefício, Ryzen 5 3600 e Ryzen 7 2700 são escolhas ideais para usuários que desejam um bom computador para realizar tarefas pesadas (o mais importante, eles podem ter um desempenho excelente em sua taxa de quadros de tempo livre).
Além disso, a AMD também oferece mais opções para mais entusiastas de core e seu preço é superior ao da Intel: Ryzen 9 3900x com 12 cores e 24 threads e Ryzen 9 3950X com 16 cores e 32 threads.
Esses processadores são verdadeiros monstros, sejam eles usados para fins profissionais ou casuais (como jogos), eles apresentam uma alta relação custo-benefício para aplicações extremamente pesadas.
Para excelentes estações de trabalho, eles também se concentram em jogadores entusiastas, amadores e profissionais que desejam jogar em monitores de 240 Hz depois de sair do trabalho. Cada quadro é fundamental: o i9 9900ks tem o melhor desempenho sem ignorar o processador.
Excelente desempenho em jogos e excelente desempenho no trabalho. Os modelos i9 9900kf, i9 9900k e i7 9700k também são excelentes. Junto com eles, certifique-se de que haja uma boa dissipação de calor na placa mãe e de um dissipador de calor sólido para evitar gargalos.
Claro, ao comprar uma máquina pronta, a única coisa que você precisa considerar é a melhor configuração para atender às suas necessidades.
A geração Zen 2 da AMD foi lançada em 2019, usando tecnologia de litografia de 7 nanômetros. Eles são a primeira empresa a usar essa tecnologia para fabricar processadores de desktop.
Desde o lançamento do Ryzen 1000 (14 nm) em 2017, a marca tem aprimorado seus processadores e aumentado o desempenho ano a ano, e fez boas previsões para o futuro. A AMD começou a produzir processadores de 8 cores e 16 threads com excelente desempenho para usuários comuns em 2017.
Vale lembrar que mesmo estando muitos anos fora do mercado antes de seu lançamento, a empresa desenvolveu tudo isso antes mesmo de seus concorrentes. A AMD chegou a lançar processadores com 12 cores e 24 threads e 16 cores e 32 threads a um preço alto, mas considerando que é uma tecnologia de ponta, faz parte do segmento de mercado pequeno e é mais acessível do que os concorrentes.
Portanto, a AMD se superou no que diz respeito aos consumidores.
Os processadores AMD comuns são econômicos e focam nos campos profissionais de mais alto desempenho. Neste campo, a empresa gradualmente lidera as vendas com processadores 24c / 48t e 32c / 64t. A AMD confirmou em 2020 que lançará processadores 64c / 128t.
Na nova geração do Ryzen, a empresa está produzindo dispositivos compatíveis com a geração anterior para facilitar atualizações mais significativas.
Por meio dessa campanha, a empresa provou que coloca os consumidores em primeiro lugar, conquistando o respeito do público, tornando os usuários leais e até ganhando preferências de compra.
AMD ou Intel: Resultados Gerais
AMD Ryzen
- Oferece ótimos gráficos integrados.
- Melhor valor para a produtividade diária e entretenimento casual.
- Geralmente custa menos.
Intel Core
- Pode precisar de uma placa gráfica ou de vídeo separada.
- Geralmente custa mais, mas é mais poderoso e tem velocidades mais rápidas.
- Pode lidar com tarefas mais trabalhosas, como jogos exigentes ou edição de vídeo.
Ao comparar os processadores AMD e Intel, é importante ter em mente que não é realmente uma questão de qual é o melhor. Ambos são ótimos processadores por si só e, de um modo geral, PCs que usam um dos dois tendem a ter um bom desempenho.
Mas se você tiver necessidades específicas de computação ou se planeja usar o PC principalmente para uma tarefa específica, existem diferenças reais no desempenho entre os processadores AMD e Intel.
A Intel tende a brilhar em tarefas mais trabalhosas, como edição de vídeo e jogos, mas os processadores AMD Ryzen tendem a ter um valor melhor quando se trata de gráficos e para aqueles que planejam usar seus PCs principalmente para tarefas de produtividade e não muito mais.
AMD ou Intel – Melhor para jogos: processadores Intel
AMD Ryzen
- Um pouco mais lento que a Intel durante o jogo.
- Seu melhor processador de jogos oferece 12 núcleos e 24 threads.
- Também pode lidar com outras tarefas que não sejam de jogos e é mais rápido na edição de vídeo do que a Intel.
Intel Core
- Incrivelmente rápido. As velocidades podem ser aumentadas até 5,0 GHz em seu melhor processador.
- O Intel Core i9-11900K oferece 8 núcleos e 16 threads.
- Pode multitarefa com outras tarefas que não sejam de jogos, como edição de vídeo.
Quando reunimos nossa lista dos melhores processadores para jogos , ficou claro que tínhamos que atribuir ao processador Core i9-11900K da Intel o primeiro lugar como “Melhor Geral”.
E isso porque, além de ser “a CPU mainstream mais rápida disponível hoje”, possui uma configuração de 8 núcleos e 16 threads propícia à multitarefa se você planeja jogar e executar outras tarefas, como edição de vídeo ou streaming.
Sem mencionar o melhor processador de jogos da Intel também possui uma velocidade de clock base de 3,5 GHz e 5,6 GHz de velocidade desbloqueada turbo.
Embora a Intel seja a melhor para jogos, a AMD Ryzen chegou em segundo com sua melhor oferta, a AMD Ryzen 9 5900X. Este processador oferece mais núcleos e threads do que o Intel Core i9-11900K (12 e 24 respectivamente), mas ainda é um pouco mais lento que a Intel durante o jogo.
Dito isto, como o processador Intel, ele pode lidar com outras tarefas que não sejam de jogos, como a edição de vídeo.
Na verdade, a AMD Ryzen é 25% mais rápida em edição de vídeo do que a Intel e 8% mais lenta em jogos.
AMD ou Intel – Melhor para gráficos (integrados): processadores AMD Ryzen
AMD Ryzen
- Gráficos comparáveis aos processadores de jogos Intel. Ainda pode lidar com a maioria dos jogos.
- Tem seus próprios gráficos integrados. Não requer placa de vídeo ou GPU separada.
- Seu melhor processador possui 11 núcleos de processamento gráfico.
Intel Core
- Mais caro com processadores Intel de ponta e GPUs separadas.
- Velocidades mais rápidas durante o jogo.
- Pode lidar com jogos mais exigentes que o AMD Ryzen com uma GPU.
De um modo geral, quando se trata de jogos, a Intel ainda é a vencedora. Mas se você está apenas olhando para o aspecto gráfico dos jogos para PC, a AMD tem a vitória aqui devido aos seus gráficos integrados.
Os processadores de jogos Intel de ponta, por melhores que sejam, ainda terão que gastar dinheiro extra em uma placa de vídeo separada, GPU ou placa gráfica discreta para oferecer suporte a jogos mais exigentes.
E enquanto esses processadores Intel de alto desempenho geralmente têm melhor desempenho que a AMD quando combinados com uma GPU ou placa de vídeo, os processadores mais recentes da AMD com gráficos integrados estão “fechando essa lacuna”.
E um ótimo exemplo é o AMD Ryzen 5 3400G. Diz-se que este processador é capaz de lidar com os jogos mais populares sem uma placa de vídeo separada.
O que não é surpreendente, considerando que possui 11 núcleos de processamento gráfico.
AMD ou Intel – Melhor para edição de vídeo: Intel Core
AMD Ryzen
- O melhor processador de edição de vídeo da AMD Ryzen possui 16 núcleos e 32 threads.
- Apenas possui velocidade máxima de 4,4 GHz.
- Parece principalmente melhor apenas para edição de vídeo.
Intel
- O melhor processador da Intel para edição de vídeo possui 8 núcleos e 16 threads.
- A velocidade máxima é de 4,5 GHz.
- Também pode lidar com navegação na web e outras tarefas de produtividade.
Nossa principal opção para edição de vídeo é um processador Intel, especificamente o Intel Core i7-7820X.
E embora ele não tenha tantos núcleos e threads quanto o mais caro Ryzen Threadripper 2950X da AMD, ao considerar outros fatores como preço e velocidade de clock base, além da capacidade de lidar com outras tarefas de edição que não sejam de vídeo, ficou claro que a Intel venceu esse um, mesmo que apenas por uma pequena margem.
A Intel é mais barata (daí o menor número de núcleos e threads), mas tem uma velocidade de clock base ligeiramente mais rápida e pode atingir o máximo de 4,5 GHz durante a edição de vídeo em 4K. O Threadripper da AMD Ryzen atinge o máximo de 4,4 GHz.
E quando se trata de lidar com outras tarefas além da edição de vídeo, a Intel vence lá porque também pode lidar com tarefas de navegação e outras tarefas de produtividade. O Threadripper da AMD Ryzen, parece ser melhor apenas para edição de vídeo e criação de conteúdo.
AMD ou Intel – Melhor para produtividade: AMD Ryzen
AMD
- Ainda oferece desempenho e velocidade decentes a preços mais baixos do que a Intel.
- Melhor para estudantes, jogadores casuais e com orçamento limitado.
- O melhor processador AMD com melhor orçamento ainda oferece 6 núcleos e 12 threads.
Intel
- Geralmente custa mais do que os processadores AMD Ryzen.
- Geralmente mais poderoso e pode lidar com tarefas mais intensas.
- Tem incríveis velocidades de clock rápidas.
Você pode não ser um jogador ou um cineasta. Às vezes, você está apenas procurando um PC que o ajude a fazer sua lição de casa, a transmitir seus programas favoritos e a navegar na web. E, para ser sincero, você pode fazer tudo isso com um processador AMD Ryzen ou Intel.
Ambas as marcas são perfeitamente capazes de fornecer uma ótima experiência casual em jogos e muita produtividade, mas a AMD Ryzen pode ser o melhor negócio se seus principais objetivos de uso forem entretenimento e produtividade casuais.
De acordo com a Lenovo (que usa as duas marcas de processadores em seus próprios computadores), a AMD Ryzen é mais “econômica” e pode ser mais apropriada para “estudantes, jogadores com orçamento limitado e pessoas com necessidades de computação diretas”.
Isso ocorre porque você ainda obtém o desempenho e a velocidade necessários para suas tarefas e acaba gastando menos em um PC do que se tivesse comprado um com um processador Intel.
Um ótimo exemplo de um processador AMD Ryzen econômico é o AMD Ryzen 5 2600X. Esse processador custa menos de US $ 150 e fornece uma velocidade de clock base de 3,6 GHz, 6 núcleos e 12 threads.
AMD ou Intel – Veredito final: ambos são ótimos, portanto depende de suas necessidades
Tanto a Intel quanto a AMD são concorrentes formidáveis no que diz respeito aos seus processadores. E, dependendo de suas necessidades específicas, é possível encontrar um modelo de qualquer um dos processadores que funcione perfeitamente para qualquer uma dessas categorias.
Mas se tivermos que escolher uma marca que vença cada categoria, os vencedores serão claros. Para tarefas que exigem muito trabalho pesado, você não pode vencer os processadores da Intel.
Eles tendem a ser mais caros, mas valem a longo prazo se você é um jogador hardcore ou edita vídeos regularmente.
Intel
A Intel é certamente a marca de processadores mais popular do mundo. Levantamentos mais recentes indicam que a empresa é responsável pela receita de mais de 80% do mercado mundial de CPUs, enquanto a AMD fica em um distante segundo lugar. Qual é o motivo para esse sucesso, afinal?
Em geral, é fácil argumentar que os processadores da Intel possuem melhor performance em alguns aspectos primordiais.
Ainda que os chipsets da AMD possuam mais núcleos de processamento, os núcleos dos chipsets da Intel são mais rápidos e eficientes individualmente.
Isso, porém, não é uma regra inflexível: há processadores da AMD com performance melhor que os da Intel, mas não são muitos.
O lado negativo é que, invariavelmente, a maioria dos processadores da Intel de mais alto desempenho são também mais caros do que os da AMD com especificações semelhantes.
AMD
Os processadores da AMD são mais baratos, o que garante uma vantagem à empresa nesse sentido. É importante lembrar que “mais barato” não significa, necessariamente e nem em todos os casos, que o processador tem desempenho ruim.
Pode não ser tão bom quanto um rival, mas certamente não deve ser ruim.
Se você quer economizar no processador, os modelos da AMD costumam valer mais a pena no quesito custo-benefício.
Se você precisar de uma maneira mais econômica de obter ótimos gráficos ou se estiver com um orçamento limitado, não procure mais, o AMD Ryzen.
Com os gráficos integrados em constante evolução da AMD, você pode se aproximar da qualidade gráfica de um processador Intel de ponta e de sua GPU ou placa de vídeo separada.
Além disso, a AMD fornece o desempenho necessário para jogos casuais, streaming e produtividade a um preço muito mais acessível.
No geral, a AMD conquistou a preferência de muitos entusiastas e consumidores de hardware no mundo corporativo, especialmente para empresas que investem em estações de trabalho profissionais.
Na verdade, a AMD anunciou que vai investir em pesquisas em transistores de 5n e 3nm para considerar a próxima iteração da série Zen ou outra série.
No ano de 2019, a Intel anunciou planos para lançar processadores que ainda usam chips de 10 nm em 2021. Além disso, eles também planejam fornecer processadores de 4 nm em 2022.
Isso pode mudar a percepção do público, pois com esses novos modelos e preços acessíveis, a preferência dos consumidores pela Intel pode mais uma vez superar a AMD.
AMD ou Intel: Analises de processadores em 2021
Vamos a algumas analises do que há no mercado em 2021
- Melhor processador para o dia a dia: Intel Core i3 10100F, de 10ª geração. Com 6MB de cache, 4,3GHz de velocidade máxima e um preço razoavelmente cômodo. Ele é soquete LGA1200, compatível com a maioria das placas mãe que trabalham com Intel, trabalha em conjunto com memória RAM DDR4 de até 2666MHz a e placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 630.
- Melhor processador barato para jogar: o AMD Ryzen 3 3200GE pode ser a melhor escolha para montar um PC gamer barato. Com até 3,8GHz, quatro núcleos, oito threads e ainda tem gráficos integrados Vega 8. Além disso outra vantagem é a facilidade de fazer uma atualização para um processador mais poderoso da linha no futuro.
- Melhor processador mais antigo: O i5 9400F é um hexa-core, seis núcleos de trabalho simultâneo e 6 threads, 2,9 e 4,1GHz. Memoria RAM DDR4 com frequência de até 2666MHz. Ou seja, se tiver uma placa de memória RAM acima dessa velocidade, você não conseguirá aproveitar todo o seu potencial.
- Melhores Processadores para jogar: Aqui vamos listar alguns e a escolha vai depender muito do seu bolso.
- AMD: Ryzen 5 3600X, Ryzen 5 5600X, Ryzen 7 3700X, Ryzen 9 3950X
- INTEL: Core i5 10400F, Core i7 11700K, Core i9 10900, i9-11900
FONTE : TOPGADGET