Supere a Crise - Automatize e aumente seu faturamento


Data: 27 de fevereiro de 2019

Já pensou como pode ser inovador e lucrativo fazer com que toda a sua empresa seja gerida por processos automatizados? Quanto tempo e dinheiro você pouparia? Em tempos de crise, é preciso muito mais que dominar a arte de vender, é extremamente importante fazer com que os processos sejam eficazes e facilitadores, pois a forma como tudo é gerido internamente define como o produto ou serviço chegará até o público final.

Invista em marketing digital

Primeiro você precisa ter em mente que marketing não é gasto, mas investimento. Quando mais você investir, mais retorno terá. O marketing digital, assim como o marketing tradicional, trará muitas vantagens para sua empresa – e seu faturamento. Porém, você precisará de um profissional qualificado ou uma agência terceirizada.

É possível contar com ferramentas para a automação do marketing, que facilitam não apenas a gestão, mas a tomada de decisões e a mensuração das ações. Existem diversas ferramentas de CRM, por exemplo, que ajudam a gerir os e-mails marketing conforme o perfil de cada consumidor, tornando suas campanhas mais assertivas.

Além disso, é interessante trabalhar com inbound marketing, chamado de marketing de atração, parte do marketing digital. Assim, no longo prazo, você reduz custos com a captação de novos clientes. Você cria sua própria demanda por meio de conteúdos qualificados para atrair clientes. É uma estratégia bem interessante utilizada por agências modernas especializadas em marketing digital e branding.

 

Fidelize seu cliente

Uma das coisas que contribuirão para que você vença a crise é a fidelização dos seus clientes. Com os processos automatizados você terá mais tempo para cativá-los, conversar e conhecer suas necessidades.

É muito mais barato fidelizar um cliente do que trabalhar para a captação de novos clientes. Dessa forma, preste atenção ao atendimento prestado antes, durante e depois da venda.

O pós-venda é fundamental para a fidelização de seu cliente. Desenvolva estratégias para manter contato com ele. Por exemplo, a disponibilização de cupons de desconto para ele voltar a comprar com você, e-mails direcionados para ele se sentir especial, entre outras ações.

O processo de atendimento também pode ser automatizado sem perder a humanização! Chats automáticos e FAQs inteligentes são exemplos disso. Vale lembrar que é sempre importante ter um funcionário por trás do robô para que o sistema fique cada dia mais inteligente e atenda às expectativas do cliente. E, claro, caso o sistema de chat não resolva o problema do cliente, é interessante que ele seja direcionado a um chat com um ser humano.

 

Reduza custos

“A automatização também traz redução de custos. Por exemplo, quando uma empresa substitui códigos e etiquetas de preços por códigos de barras, ela melhora a produtividade dos funcionários, evita erros humanos de registro e faz o controle de estoque com mais precisão”, explica Righetto. Tudo isso resultará em economia de tempo e dinheiro.

Existem ainda softwares que facilitam a gestão do departamento financeiro, deixando os processos mais eficientes.

 

Crie um relacionamento positivo com seus fornecedores

Uma empresa é feita de relacionamentos. Não apenas com clientes, mas com fornecedores. É fundamental ter um bom relacionamento com os fornecedores, visando melhores resultados para sua empresa, melhores preços e condições de pagamento.

Existem várias tecnologias disponíveis para melhorar a interação entre cliente-fornecedor, como a Luckro,  uma rede social exclusiva para varejistas, vendedores e marcas.

E não deixe de ficar atento às transformações do mercado. E é preciso conhecer muito bem os concorrentes.