Gestão De Resultados: Saiba Como Implementar Na Sua Empresa!
Data: 07 de julho de 2022
Na dinâmica de gestão das empresas, um dos principais desafios é movimentar o time de profissionais em uma série de ações estratégicas e bem planejadas, que visam o alcance de objetivos claros e consistentes através da gestão de resultados.
Sabe aquela máxima de que “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”? Ela se aplica também à realidade corporativa. Infelizmente, muitos gestores não têm clareza sobre o patamar que desejam alcançar. Com a falta de visão, o sucesso da administração se torna ainda mais difícil.
Neste contexto, o conceito de gestão de resultados é um método facilitador, responsável por orientar o gerenciamento pelos caminhos que conduzem ao sucesso.
Ficou curioso e quer saber mais sobre essa abordagem? Continue acompanhando o artigo e faça uma boa leitura!
O Que É Gestão De Resultados?
Derivado do inglês Management by goals (MBO) ou Management by Results (MBR), a gestão de resultados é uma forma de gestão do negócio que visa priorizar os objetivos alcançados nas ações de todos os profissionais que nela atuam, potencializando o desempenho organizacional.
Peter Drucker, conhecido como o pai da Teoria da Administração, apresentou o conceito de “gestão por resultados” pela primeira vez em seu livro The Practice of Management, publicado em 1954.
Na prática, podemos compreender a gestão de resultados como uma estratégia de gerenciamento pela qual processos, produtos e serviços contribuem para a realização de tarefas e objetivos esperados.
Para implementar a gestão de resultados, os gestores e profissionais precisam compreender que essa é uma forma de trabalhar que vai além dos processos, atividades, produtos e serviços. Ela foca nos reais benefícios sociais e econômicos gerados pela entrega da empresa.
Nesta abordagem, a prática diária leva aos melhores resultados.
Mas, Afinal, Como Estruturar A Gestão De Resultados?
Neste modelo, os gestores devem ter em mente que a definição de objetivos, o desenvolvimento das ações e a tomada de decisões precisam ser conduzidos de forma colaborativa.
Líderes e colaboradores têm o desafio de trabalharem juntos na construção do planejamento estratégico, desenhando as atividades previstas e definindo como será a atuação de cada profissional.
Dessa maneira, na sequência, será possível mensurar o desempenho real dos colaboradores envolvidos, tomando como ponto de partida os padrões estabelecidos no planejamento.
De acordo com Drucker, quando os próprios funcionários participam do estabelecimento de metas e escolhem as ações a serem seguidas, eles têm maior probabilidade de cumprir suas responsabilidades.
Na prática, essa abordagem exige que as empresas sejam mais flexíveis. Um estabelecimento de processos muito rígidos normalmente não se adequa, já que o foco está nos resultados.
Obviamente, adotar algumas diretrizes e boas práticas é fundamental, inclusive para manter a qualidade das entregas. Contudo, imposições sobre a forma de executar as tarefas devem ser evitadas. Afinal, na gestão de resultados, o desafio é atingir os objetivos predefinidos.
Gestão De Resultados: 5 Etapas Para Implementar
Para conduzir a gestão de resultados em uma empresa de forma eficiente e otimizada, os gestores precisam compreender a abordagem ideal e aprender como colocá-la em prática.
De acordo com Peter Drucker, a gestão de resultados tem cinco etapas:
#1 Revisão Das Metas Organizacionais
Os gestores devem ter uma visão clara dos macro objetivos, conhecer o planejamento estratégico e as ambições da empresa.
#2 Definição De Metas Dos Colaboradores
Os gestores e os profissionais do seu time devem se reunir para assinar acordos sobre os objetivos e resultados esperados de seu trabalho. Além disso, é importante que estabeleçam um prazo para apresentação dos resultados e avaliação de desempenho.
#3 Monitoramento De Processo
Periodicamente, antes do prazo acordado, gestores e profissionais se reúnem para verificar se os objetivos estão sendo alcançados. Um acompanhamento geral ao decorrer da estratégia.
#4 Avaliação De Desempenho
No final do período predefinido para o alcance dos resultados, o desempenho do colaborador é avaliado de acordo com o cumprimento ou não dos objetivos.
#5 Recompensa
Por fim, na última etapa do ciclo, os colaboradores são recompensados pelos resultados obtidos.
A gestão de resultados é um processo fundamental para liderança de toda empresa, construindo objetivos e avaliando as metas alcançadas.
Como Funciona A Gestão De Resultados?
Ao decidir pela administração orientada por essa abordagem, os gestores devem ter em mente alguns aspectos que norteiam a prática do modelo de gestão de resultados.
Confira os principais pontos:
- Os resultados são a referência fundamental para todo o processo de sua gestão;
- Todos são responsáveis pelos resultados obtidos e pelas oportunidades perdidas;
- Todas as unidades de negócios devem estar integradas e caminhar juntas pelos mesmos resultados, de modo que cada uma saiba quais são suas atribuições e como contribuir;
- A ênfase não está nos processos e procedimentos, mas no alcance dos resultados.
Quais São As Vantagens Da Gestão De Resultados?
Ao implementar a gestão de resultados, as empresas obtêm uma série de benefícios. Na verdade, este tipo de abordagem tem potencial de transformar não apenas a rotina da empresa, mas também o seu desempenho, acelerando o crescimento da organização.
Confira os principais benefícios do modelo:
Seus Recursos Estarão Focados Nas Tarefas Certas
Depois que todos entenderem o que você está tentando realizar, determinar o que será necessário para fazer isso – tempo, talento, dinheiro, materiais – torna-se muito mais claro e fácil.
Impacta Na Motivação Dos Colaboradores E Aumenta A Produtividade
As pessoas têm uma necessidade interna de serem autônomas, autodeterminadas e conectadas. Ao se envolver em todo o processo de definição de metas, com expectativas claras, as ferramentas e informações necessárias, elas se tornam mais engajadas e comprometidas.
Sendo assim, com objetivos claros e mais informações, os colaboradores acabam por produzir mais e melhor.
Melhorias Na Comunicação E Coordenação
Há uma aproximação natural entre líderes e profissionais, com troca de informações, feedback e colaboração, o que contribui para o clima organizacional.
Afinal, todos estão buscando os mesmos objetivos, não é mesmo?
Economiza dinheiro
Além da maior produtividade, a gestão de resultados também permite redução de custos de outras maneiras. O absenteísmo diminui e as despesas com rotatividade de pessoal, incluindo recrutamento e treinamento, também são reduzidas.
Ou seja, seu bolso agradece!
Aumenta A Lucratividade
Quanto mais você analisa a demonstração de lucros e perdas em busca de metas, maior é a probabilidade de elas gerarem os resultados desejados.
FONTE: 99EMPRESAS