Impactos da transformação digital nas empresas


Data: 22 de agosto de 2022

Você já deve ter ouvido falar sobre transformação digital, termo que ganhou os holofotes nos últimos tempos. Mas, afinal, o que significa transformação digital?

Esse fenômeno está impactando diretamente a vida das empresas, trazendo inúmeros benefícios e avanços dentro do empreendedorismo. Assim, atualmente, quem não acompanha essa transformação corre alguns riscos.

Nesse contexto, por ser algo “novo” para muitos empreendedores, este artigo traz tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Então continue a leitura e confira!

 

1. O que é transformação digital? 

A transformação digital envolve um processo de mudança de mentalidade e cultura que as empresas estão passando, em que a tecnologia é parte essencial desse progresso. Dessa forma, as organizações ficam mais modernas, alcançando benefícios como desempenho produtivo, ampliação do mercado e maior competitividade.

De forma resumida, a transformação digital garante o lugar da empresa no futuro.

Contudo, por ser algo extremamente dinâmico, muitas empresas não conseguem se adaptar facilmente a essas mudanças, o que torna o processo um tanto doloroso. 

Ainda, é preciso entender a fundo o que realmente é a transformação digital, tendo em vista que não é simplesmente criar um site, por exemplo. Na verdade, a transformação digital é um processo de mudança que tem impacto em toda a estrutura da empresa, o que explica o porquê dela ser tão desafiadora para o mercado.

Para se ter uma ideia e conseguir compreender o que realmente é a transformação digital, podemos citar como exemplo a Cloud Computing, que é uma grande facilitadora da transformação digital em nuvem. Essa ferramenta permite que a empresa terceirize a infraestrutura necessária para a digitalização do negócio, facilitando os processos e otimizando as atividades. 

 Cinco impactos positivos da transformação digital em compras

2. Quais são os pilares da transformação digital? 

Com a transformação digital, novas possibilidades estão surgindo, trazendo novas estratégias para o mundo corporativo e fazendo com que os empreendedores repensem como operar no mercado para terem sucesso.

Assim, as empresas que surgiram antes de toda essa evolução tecnológica precisam se atualizar conforme o mundo digital vai ampliando sua influência na dinâmica do mercado.

Por sua vez, o autor David L. Rogers, em seu livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio na Era Digital”, aborda 5 estratégias fundamentais para o progresso dessa transformação: clientescompetiçãodadosinovação e valor. Abaixo, confira detalhadamente as características de cada um desses pilares. 

2.1 Clientes

Inicialmente, é preciso compreender que o cliente é o centro de atenção da empresa. Com a transformação digital, ele passou a interagir e fazer parte do processo de vendas, ou seja, antes ele era apenas um “telespectador” para ser bombardeado de informações de vendas. Já hoje, o cliente quer uma experiência ao ter contato com a empresa e com a marca, passando até mesmo a ser um influenciador no mercado.

Dessa forma, surge o que chamamos de User Experience (UX), em que a percepção de compras, hábitos de consumo e experiências com o produto serão estudados para proporcionar mais bem-estar e conexão com a marca. Então, sabendo os hábitos e desejos dos clientes, a empresa se torna muito mais competitiva.

2.2 Competição

Antigamente, falava-se sobre competição e cooperação como sendo fatores opostos, mas, com a transformação digital, essa concepção caiu por terra, mostrando, por exemplo, que o seu fornecedor pode se tornar o seu maior concorrente; ou o seu concorrente atual se tornar um parceiro e começar a fornecer materiais para a sua empresa.

Isso ocorre porque o mercado atual está em uma constante batalha de influência, em que o foco da disputa é atrair o olhar do consumidor final. Com isso, surgem novos modelos de negócio, ou seja, novas maneiras de oferecer e vender os produtos e serviços para o cliente. E isso só é possível quando temos informações estruturadas sobre a própria empresa, mercado, segmento e clientes.

2.3 Dados

Os dados são como as empresas estão produzindo, gerenciando e usando as informações a seu favor para a tomada de decisão de forma estratégica.

Até algum tempo atrás, o recolhimento das informações sobre mercado, cliente e tendências era feito de forma manual. Porém, hoje, como esses dados são gerados em uma quantidade imensurável, é impossível permanecer do mesmo jeito.

Por isso, algumas ferramentas – que são aplicadas por meio da transformação digital – trazem facilidade, organização e acessibilidade a esses dados, que são transformados em informações úteis para que os gestores possam ter mais assertividade na tomada de decisão, tornando a empresa mais inovadora.

2.4 Inovação

Em poucas palavras, a inovação envolve o processo de gerar novas ideias, testar e lançar no mercado. Por muito tempo, era possível medir o sucesso somente no final (ou seja, quando a ideia ganhava vida no mercado) e, muitas vezes, o fracasso tinha um custo altíssimo.

Hoje, é possível medir todos os resultados desde o início da ideia, aplicando uma fase de testes antes mesmo dela ir para o mercado. Assim, é possível saber o retorno que essa inovação trará para a empresa. Inclusive, é importante que esses testes sejam feitos com clientes reais, visto que essa estratégia deixa a pesquisa de campo mais confiável, gerando também mais valor para o cliente e tornando a empresa mais competitiva.

2.5 Valor

Valor é o que o seu negócio está entregando ao cliente.

Antigamente, as propostas de valor eram praticamente imutáveis, mas, hoje, se elas não forem flexíveis para acompanhar o mercado e o cliente, com certeza a empresa será “engolida” pela concorrência.

Percebe-se, então, que a única certeza nesse mundo de transformação digital é que a mudança é constante.

Conhecendo os pilares da transformação digital, é preciso saber quais são os benefícios que ela proporcionará à empresa.

 

3. Quais os benefícios dessa transformação? 

Tendo em vista o que foi exposto até aqui, é possível perceber que os benefícios da transformação digital são muitos, desde que ela seja implantada de forma correta nas empresas. 

Inicialmente, o ganho de eficiência é um dos principais benefícios. Muitas empresas acabam perdendo espaço no mercado pelo fato de seus processos ainda serem manuais e presos aos moldes “tradicionais”. Porém, com a transformação digital, é possível agilizar a rotina empresarial, otimizando o tempo e reduzindo os gastos. Esse último ponto, inclusive, é um dos maiores objetivos do empreendedor, o qual é possibilitado pela inovação e atualização dos processos. 

controle de gestão também é outro benefício incrível. Isso porque a administração da empresa ficará mais precisa e assertiva, trazendo informações mais concretas sobre os problemas e as atividades da organização.

Além disso, todos esses pontos caminham para uma maior vantagem competitiva, que é um fator determinante para o sucesso e crescimento de qualquer empresa.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a transformação digital vai além da vida profissional, impactando a vida da comunidade no geral.

 

4. Como a transformação digital afeta a vida das pessoas?

Como citado anteriormente, a transformação digital tem influência nos mais diversos âmbitos, não estando apenas atrelada à rotina empresarial.

Como exemplo do seu impacto no dia a dia, podemos citar a comunicação facilitada e rápida por meio de plataformas como o WhatsApp. É até difícil de imaginar que já nos comunicamos por cartas, não é mesmo?  

Além disso, o avanço da transformação digital atinge de forma imediata as novas gerações, em que as habilidades são desenvolvidas praticamente de forma inata.

É preciso ressaltar também que todas as inovações que estão sendo criadas e desenvolvidas no mundo nos negócios afetam diretamente na sociedade, criando novos hábitos de consumo, novas profissões, novas formas de se comunicar e locomover, enfim, a transformação digital cria novas percepções da realidade. 

 

5. Afinal, qual o impacto da transformação digital nas empresas?

Conforme já exposto neste artigo, o impacto da transformação digital nas empresas é enorme, mudando e moldando novas estratégias organizacionais. Ainda, com toda a certeza, a empresa que não implantar essa transformação ficará para trás, não conseguindo mais competir no mercado e nem captar e manter os clientes.

Um exemplo que deixa sua importância muito nítida, é a forma como as empresas estão se comunicando com os clientes. Isso porque estamos na Era da Humanização, em que o consumidor quer ser compreendido e, ao mesmo tempo, ser atendido rapidamente, ou seja, é preciso unir o pragmatismo com a empatia. E a transformação digital possibilita esse tipo de interação, criando uma maior conexão com os clientes, bem como uma maior agilidade na gestão e assertividade nas tomadas de decisão dos líderes e gestores.

 

6. Qual o melhor momento para começar a transformação digital do negócio? 

Ao falar em transformação digital, é preciso pensar além da tecnologia, considerando também uma mudança na cultura empresarial. 

Assim, o momento ideal para começar a fazer essa mudança é quando você percebe que é necessário melhorar a estruturação da sua empresa, trazendo a digitalização à tona para otimizar os processos e reduzir os gastos.

Para que isso aconteça de maneira prática e eficaz, é preciso levar alguns pontos em consideração:

  • Repense o negócio: quais são as melhores estratégias para aplicar na empresa?
  • Quais são as novas tecnologias que podem contribuir com o desenvolvimento da empresa no mercado em que você atua?
  • Quais mudanças serão necessárias na cultura organizacional?
  • Quais habilidades o seu time precisará desenvolver e no que você vai investir para a capacitação dos seus colaboradores?
  • Os processos estão eficientes? Quais são os problemas organizacionais da sua empresa?
  • Como trabalhar a experiência do usuário/cliente dentro da empresa?

Com esse checklist em mãos, será possível mapear as possíveis mudanças para a sua empresa, lembrando sempre que toda transformação gera desafios. 

 

7. Quais são os principais desafios da transformação digital nas empresas? 

O principal desafio se encontra, sem dúvidas, no início. Em qualquer projeto há inúmeras dificuldades, mas a principal é dar o start. A seguir, confira alguns dos principais desafios que as empresas encontram na hora de implantar a transformação digital:

  1. Falta de iniciativa: pelo fato de ser tudo muito novo, as empresas não sabem por onde devem começar a fazer essa transformação, principalmente de uma maneira assertiva e lucrativa. Como exposto anteriormente, o foco inicial é trabalhar a cultura da empresa, e não apenas “impor” a tecnologia.
  2. Dificuldades técnicas: muitas empresas não contam com mão de obra qualificada, o que dificulta a gestão correta das inovações. Dessa forma, é preciso formar o colaborador e investir bastante no treinamento e desenvolvimento desse profissional.
  3. Reputação e segurança: a transformação digital anda em conjunto com a segurança de dados, sendo necessário, então, investir em ferramentas que proporcionem a segurança e a conformidade dos processos.
  4. Cultura da empresa: como citado, para que a transformação digital ocorra, é preciso ter uma mudança de mindset, e isso envolve a cultura da empresa. Nesse sentido, é preciso mudar algumas percepções que estão enraizadas na organização.

Enfim, são vários os desafios que existem para aplicar a transformação digital, por isso buscar informações e ter clareza sobre o que você deseja é muito importante para conseguir aplicá-la de forma eficiente.

 

8. Quais são as tendências da transformação digital para as empresas? 

Algumas das principais inovações proporcionadas pela transformação digital são: 

  • Big data: é a maneira como os grandes conjuntos de dados são tratados, analisadas, processados e armazenados, levando em consideração os 3 Vs: velocidade, volume e variedade.
  • Data-drive: baseia-se em trazer um novo modelo de gestão em que a empresa tomará decisões estratégicas por meio de dados relevantes e significativos.
  • Internet das coisas (IoT): é a combinação de sistemas automatizados para coletar informações em tempo real a fim de criar respostas, gerando mais experiências personalizadas ao cliente.
  • Realidade virtual: com a realidade virtual, é possível o cliente ver e até tocar produtos antes mesmo de serem comprados, bem como visitar outros lugares sem sair do lugar.
  • Inteligência artificial: permite que máquinas operem de forma semelhante ao raciocínio humano para tomarem decisões de modo autônomo.

 

9. Quais são as previsões para o futuro e para a Geração Z?

A Geração Z se refere às pessoas nascidas entre 1990 e 2010, sendo a primeira geração que já nasceu em um momento completamente digitalizado. Assim, as crianças dessa geração foram caracterizadas como “nativos digitais”. 

Como essa geração já nasceu em um mundo regido pela tecnologia, ela tende a cobrar mais por mudanças e ser mais exigente com o mercado de consumo. Inclusive, conforme uma pesquisa realizada pela Fast Company Brasil, em 2020, cerca de 40% dos consumidores eram compostos pela Geração Z.

Além disso, a principal característica dessas pessoas é que elas são multitarefa, usando mais de um dispositivo por vez e consumindo uma quantidade expressiva de informação.

Então, para acompanhar esses consumidores, é preciso mergulhar na transformação digital, visto que eles processam informações de uma maneira mais rápida do que as outras gerações.

Diante de todo o exposto, percebe-se que a transformação digital rege a rotina tanto da vida pessoal quanto profissional. Nesse último âmbito, ela é essencial para que o empreendedor consiga mais assertividade nas suas decisões e colha resultados positivos para a sua organização. E lembre-se: a transformação digital é o caminho para se destacar e competir no mercado.

 

 


FONTE: ARQUIVEI