Você sabe o que é IA?


Data: 29 de agosto de 2022

Você provavelmente já ouviu esse termo antes, ainda mais com o avanço da potência tecnológica. IA é a sigla para a palavra Inteligência Artificial, que deriva do inglês AI, Artificial Intelligence. Apesar do significado está enraizado no conceito tecnológico, o campo cientifico deixou essa realidade e hoje faz parte do dia a dia de milhares de pessoas em escala global, otimizando processos e promovendo qualidade de vida.

Na ultima Consumer Technology Association (CES), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, foi dada a largada para a chamada “era da experiência”. A Samsung, outra gigante da tecnologia, anunciou o “Ballie”, um robozinho muito simpático que promete facilitar e muito a rotina dos seres humanos. Isso, porque “Ballie” utiliza em seu mecanismo a combinação entre hardware e software, trazendo praticidade, agradabilidade e ressignificação da vida cotidiana.

Na oportunidade, Ballie virou um dos assuntos mais repercutidos, porque ele traz ao debate uma das premissas mais discutidas na contemporaneidade, o tempo. O que consequentemente com o seu ganho transforma o autocuidado das pessoas e para com o seus  familiares.

No entanto, a novidade da Samsung, considerada como tendência global, ainda não tem previsão de lançamento comercial. Resta aos interessados pensar como seria a vida com um robô desses.

Mas, afinal, o que Ballie faz?

Imagine a seguinte situação: Você chega cansado do serviço depois de um dia exaustivo e dorme até o dia seguinte, sem configurar alarme para despertar. Porém, no outro dia você também terá compromissos pontuais. Então, Ballie entra em cena. Ele é capaz de abrir as cortinas do seu quarto, clareando e favorecendo o desadormecer. Além disso, liga o alarme do seu celular e te auxilia em todas as outras atividades relacionadas à sua rotina. Apesar de ser um robô, Ballie foi projetado para chegar o mais próximo do pensamento humano, ou seja, ele se sente no dever de ajudar quando considera que há algo de errado com o seu “dono”. Não é demais?

Sobre o conceito

“Na Era da Experiência, precisamos repensar o espaço que temos para acomodar nosso estilo de vida diversificado e em evolução”, disse H.S. Kim, presidente e CEO da Divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung Electronics. “O que torna a abordagem da Samsung única é o fato de termos uma filosofia muito clara, construída em torno da inovação centrada no ser humano. Desenvolvemos e criamos para resolver problemas e melhorar a vida das pessoas.”

Ficção e realidade

Sob essa nova concepção, conseguimos pensar em uma era de robôs sob uma nova narrativa, não como meros fazedores de obrigações, mas como ‘companheiros de vida’.

Esse seria mais um processo em que a tecnologia torna possível a desburocratização da condição humana. As pessoas querem tempo para viverem melhor e com qualidade, e quanto mais tarefas da rotina possam ser executadas por comandos ou procedimentos prévios, mais favorável é a possibilidade de efetivação dessa ideia. Além disso, cria cidades inteligentes e com um poder maior de interação com uma ampla gama de campos físicos estando totalmente digital.

A Certificação Digital faz parte desse momento de inovação

Antes, nunca se pensou que seria possível assinar documentos à distância e muito menos que eles teriam validade jurídica. Por meio das digitais presentes no corpo humano e sistematizados processos de comprovação de dados, isso hoje é realidade e movimenta um mercado que já tem expansão internacional e uma crescente elevação da popularização do recurso como um aliado cotidiano.





FONTE: LINK CERTIFICAÇÃO DIGITAL