O uso do certificado digital e-CNPJ para pequenas empresas


Data: 23 de novembro de 2019

O mundo digital se transforma a cada dia e exige informações/conhecimentos/atualizações da empresa, especialmente quando envolve a tecnologia e os avanços da internet, bem como, investimento para que o seu negócio sempre fique em destaque. 

Atualmente, boa parte do que fazemos gira em torno da internet, e na maioria desses processos, se faz necessário o uso do CERTIFICADO DIGITAL. Você com certeza já leu nosso artigo sobre o tema acima mencionado e entende a importância desse documento de identificação utilizado nos meios eletrônicos para confirmar a veracidade da identidade do usuário, nos processos de acessos, autenticações, assinatura em documentos digitais, envio de dados/declarações/registros e prestações de tributos/contábeis em determinados sites e programas ou em outras atividades desenvolvidas.

Na verdade, é bem prático possuir um certificado digital: as etapas consistem em primeiro, realizar um cadastro, no qual a pessoa tem a opção do tipo do certificado, e consequentemente a validade do mesmo; em seguida, realiza o pagamento do valor estipulado pelo certificado escolhido; e na última etapa, é necessário apresentar-se na entidade certificadora, a partir de um agendamento já feito anteriormente, para conferir se o certificado e validade estão de acordo com o que foi solicitado.  

Há três tipos de certificados digitais hoje em dia: o primeiro é o NF-e, destinado à emissão de notas fiscais eletrônicas. Em seguida, temos o e-CPF que serve para pessoas físicas e faz o uso de criptografia de dados. O terceiro é o e-CNPJ, destaque do artigo de hoje: ele tem nítida relação com o CNPJ, gerado a partir da abertura de uma empresa. 

Sabemos que há dois modelos/tipos de e-CNPJ: o A1 (validade de um ano- programa no computador) e o A3 (validade de até três anos- dispositivo eletrônico chamado de token), ambos emitidos através de uma AUTORIDADE CERTIFICADORA (que seja habilitada pela ICP- Brasil e pela Receita Federal), na qual sua empresa poderá adquirir um e-CNPJ. Lembre-se que a Autoridade Certificadora é a entidade, seja no ramo público ou privado, que tem como tarefa o ato de “emitir, renovar, gerenciar e cancelar os certificados digitais”

O e-CNPJ atua no mundo digital e é a identidade que garante a essas instituições uma validação jurídica para as mensagens/movimentações/transações em determinados processos administrativos, comerciais e financeiros, permitindo maior credibilidade, privacidade e segurança na internet. Como trata-se de um certificado digital próprio para o responsável da empresa, o e-CNPJ atesta que somente este sujeito possa realizar as devidas atividades que sejam necessário o uso de tal certificado digital.

Contudo, o uso de um e-CNPJ também engloba outros benefícios como os listados a seguir: 

*Emissão de procurações eletrônicas;

*Expedição de notas fiscais eletrônicas;

*Evita o acúmulo de papéis;

*Economia de espaços de armazenamento de documentos físicos, já que a maioria das transações tramita no mundo digital, e é nesse meio eletrônico que é feito o armazenamento desses dados/documentos/processos; 

*Facilita processos de assinatura de documentos (contratos, por exemplo, onde havia o deslocamento das partes envolvidas e agora, de maneira rápida, ocorre de forma virtual com a assinatura digital), envio de e-mails autenticados garantindo segurança;

*Permite o acesso a sites e programas governamentais (como por exemplo, o da Receita Federal para realizar ações como consultas e atualizações de cadastros, verificar o andamento de processos; ou mesmo acessar o e-Cac, destinado ao atendimento do contribuinte para averiguar sua situação fiscal, bem como “intimações, entrega de declarações, emite certidões, consulta despachos, regulariza débitos entre outros serviços junto à Receita Federal”; além disso, você pode também acessar o site do Governo Federal chamado Comprasnet, que é o portal de compras com a finalidade de reunir empresas que participam de processos licitatórios ou contratações que envolvam a administração pública federal direta, sendo preciso possuir o certificado e-CNPJ);

*Permite você cumprir com as obrigações fiscais/tributárias/contábeis (DARF, DACON, DIPJ, DSPJ, DCTF, DITR, DIRF, transmitir declarações de Imposto de Renda) de uma maneira rápida e segura; 

*Possibilita também efetuar transações bancárias;

Como vimos acima, muitos são os benefícios do e-CNPJ para pequenas empresas: “se antes o e-CNPJ era dispensável para pequenas empresas, isto vem mudando nos últimos anos e é cada vez mais necessário. Utilizar um certificado digital é simples e seguro, provavelmente o banco com o qual a sua empresa trabalha já utiliza uma espécie de certificação digital para realizar a maioria das operações diárias”.

O seu empreendimento ainda não tem um e-CNPJ? Não se preocupe! Você encontrou a empresa certa para solicitar esse tipo de certificado digital: a JRM INFORMÁTICA é uma Autoridade de Registro para a emissão de Certificados Digitais. Para mais informações, acesse o nosso site: www.jrminfo.com.br. Aproveite e siga-nos no  Instagram, e lembre-se de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!

FONTES:

SITE NORMAS LEGAISSITE JUROS BAIXOSBLOG CONTA AZUL