Coronavírus: Como manter sua empresa ativa em momentos de crise
Data: 09 de julho de 2020
Para manter uma empresa ativa, principalmente em momentos de crise econômica, é preciso bastante atenção ao fluxo de caixa, ao controle financeiro, as medidas trabalhistas anunciadas pelo governo para manutenção dos empregos, bem como, os incentivos do governo para obtenção de crédito.
Tenha um bom controle financeiro
Muitos pequenos empresários estão na linha de frente desta crise do Covid-19, tendo que interromper as atividades das suas empresas devido ao período de quarentena à pandemia da doença do Coronavírus (COVID-19).
Diante disso, percebendo a cada dia o seu faturamento diminuindo, e em muitos casos reduzido a “zero”, o empreendedor percebe uma possibilidade real de sofrer com problemas de caixa no curtíssimo prazo.
Contudo, com menos dinheiro em caixa e grandes incertezas na economia do país, os empresários precisam encontrar soluções que possam assegurar a suas operações, procurando manter o foco em suas principais fontes de receitas, bem como manter um maior controle das operações de recebíveis em cartão de crédito sobre as vendas realizadas a prazo.
Sendo assim, o controle financeiro é uma das principais ferramentas que colabora na saúde financeira, como também para manter sua empresa ativa em momentos de crise.
Ou seja, o controle das finanças da sua empresa irá permitir compreender os ajustes necessários em sua operação para suportar as instabilidades da economia.
Abaixo destacamos algumas dicas de como superar este momento e quais as medidas necessárias para preparar a sua empresa para um momento crise, veja abaixo:
- Elaboração de um plano de ação com todas as medidas necessárias para minimizar os riscos do seu negócio;
- Controle de custos e despesas fixos e variáveis, identificando quais os gastos essenciais, e qual o tamanho da operação necessária para um momento de crise;
- Análise do fluxo de caixa, considerando as medidas anunciadas pelo governo para postergação do pagamento de impostos e encargos, além dos incentivos de crédito para pagamento da folha de pagamento e para o capital de giro do negócio;
- Análise dos critérios que compõem o preço dos produtos e serviços da sua empresa, comparando com os preços dos seus concorrentes;
- Automatização e otimização dos processos de gestão financeira, com implantação de sistema financeiro na nuvem, ou delegando estes processos para um prestador de serviços terceirizado;
- Mensuração de ações para melhorar os resultados da empresa durante o período de crise;
Elimine os gastos desnecessários
Crise não é apenas sinônimo de mais trabalho, mas também de novas possibilidades. Toda empresa possui aqueles custos e despesas que são desnecessários, mas que nunca são eliminados, sendo o momento de crise uma oportunidade perfeita para que estes cortes sejam feitos.
Desta forma, após uma análise criteriosa é possível eliminar gastos desnecessários, readequando estes gastos ao atual tamanho da sua operação.
Entretanto, todo corte deve ser feito de forma cautelosa, sem que comprometa a produtividade da sua operação e a qualidade do seu produto ou serviço.
Estude novas possibilidades
As possibilidades para enfrentar o período de dificuldade financeira e manter sua empresa ativa em momentos de crise podem variar conforme o tipo de atividade desenvolvida por sua empresa, bem como os problemas que ela possui em sua gestão.
Entretanto, algumas medidas comuns podem beneficiar pequenos e médias empresas. Veja quais são:
- Diminua o tamanho da sua operação aos atuais níveis de faturamento da empresa;
- Aumente mix de produtos ou serviços oferecidos, e foque nas vendas daqueles que possuem maior margem e maior volume de vendas;
- Expanda sua empresa para outras localidades e estados, utilizando a internet, ferramentas e processos digitais;
- Mude o seu modelo de negócio, analisando e estruturando a sua proposta de valor de acordo com a estratégia da empresa e o seu público alvo;
Ajuste o planejamento
O ano mal começou e o cenário de uma crise econômica mundial não estava nos planos de muitos empresários.
Deste modo, busque fazer ajustes em todo o planejamento da empresa, de modo que consiga manter sua empresa ativa em momentos de crise.
Elabore estratégias que contribuam na recuperação financeira e para que consiga cumprir seus objetivos. Você também pode fazer uma lista de quais ações podem ser tomadas.
Deste modo, busque traçar novas metas, desde que estejam de acordo com a realidade atual do mercado.
Lembre-se de monitorar todo o seu plano de negócios e, caso seja preciso, reavalie decisões de investimentos.
Verifique também as condições de vendas e compras de seus produtos e serviços, caso seja preciso, precifique novamente, analisando sempre a realidade do mercado onde a sua empresa atua.