A importância da automação comercial no seu negócio


Data: 18 de julho de 2020

Agilidade na informação é o que move o mundo. Com a comunicação cada vez mais rápida proporcionada pelos avanços tecnológicos, não há mais espaço para métodos convencionais. Diante desta realidade, constatamos que o varejo também necessita estar em constante evolução e percebemos a importância de um sistema de automação comercial, inclusive nas pequenas e médias empresas.

O mercado está em constante transformação. Hoje o consumidor tem o poder de decidir o que quer, com o acesso fácil e rápido à informação. E possibilidade de acessar de forma global uma série de ofertas.

Com isso, para sobreviver no mercado e se manter competitivo, é necessário otimizar a gestão de processos. E adotar um sistema de automação comercial pode ser a diferença entre o sucesso ou não de um negócio.

 

O que é automação comercial?

Automação comercial é um recurso que transforma as tarefas rotineiras em processos automáticos realizados por softwares e máquinas. Uma das principais vantagens é minimizar falhas de maneira informatizada, mais veloz e eficiente.

Além da preocupação com atendimento ao cliente e com as vendas em si, é importante que a organização da empresa como um todo tenha acesso fácil ao controle de gastos para saber onde o dinheiro recebido está sendo utilizado.

Um sistema de automação comercial completo e eficiente controla estoques, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e outras variáveis que impactam diretamente na performance da empresa.

Trata-se de uma vantagem para o negócio que o varejista precisa entender e adotar. Afinal, a automação melhora a gestão, a eficiência e a produtividade.

 

Que segmentos um sistema de automação comercial pode atender

Os sistemas de automação se utilizam de softwares que facilitam as tarefas e cuidam do comércio por meio da automatização dos processos.

Os sistemas para automação comercial são desenvolvidos de forma a atender todos os nichos de mercado, com a preocupação de conectar a venda com a emissão do cupom fiscal, evitando com isso possíveis fraudes.

Existem sistemas para os diversos segmentos, como:

  • Alimentação – lanchonetes, restaurantes, bares, casas noturnas, etc., através das comandas eletrônicas.
  • Varejo – lojas de vestuário, eletroeletrônicos, materiais de construção, farmácias e supermercados, com terminais, catálogos e web commerce.
  • Hotelaria – pousadas, flats, albergues, hotéis, com a automação de reservas, check in e check out.
  • Postos de combustível – integrando o controle das bombas, loja de conveniência e serviços.

Qual a importância e os benefícios da automação comercial?

Além de facilitar e agilizar processos, a automação comercial, através de um sistema de gestão, realiza com maior segurança atividades suscetíveis à falhas, como atualização de planilhas, cálculos e emissão de documentos.

A automação comercial através de um software de gestão, além de importante para a saúde do negócio, traz uma série de benefícios que compensam o investimento. Veja quais são eles:

Eficiência

Eliminação de processos em desuso, melhor planejamento do desempenho das diversas áreas e redução de custos são aspectos otimizados por meio da automação comercial, trazendo agilidade e eficiência para os processos do seu negócio.

Integração de informações

Todos os dados reunidos em uma única plataforma facilitam a identificação de erros e contribuem com o andamento dos processos. O sistema ERP reúne todas as informações do negócio, possibilitando o acesso a todos os setores e auxiliando desde o controle do estoque, passando pelo pedido do cliente, pela logística e até a pela saída do produto e entrega ao cliente final.

Mobilidade

Cada vez mais exigida no mercado, a gestão ter acesso a informações atualizadas em qualquer lugar ou momento. A automação comercial proporciona esta mobilidade.

Controle fiscal

A utilização de um software de automação auxilia grandemente no acompanhamento e atendimento das exigências fiscais, pois já é desenvolvido de acordo com a legislação.

Além da emissão dos cupons fiscais, o fato de integrar todos os sistemas do negócio auxilia nos ajustes necessários e na gestão financeira, permitindo a adequação da empresa à legislação fiscal.