Marketing digital: é hora de investir
Data: 16 de agosto de 2021
4 dicas para tornar o seu negócio digital
A tecnologia é uma grande aliada no mundo dos negócios hoje, mas entender como aumentar as vendas e diversificar os canais digitais é uma missão de que você tem medo? O mundo das vendas on-line tem espaço para todo tipo de negócio, e perder o medo é a próxima etapa do empreendedor.
O ano de 2020 trouxe desafios muito além da previsão dos empreendedores brasileiros. Com a crise da Covid-19, estabelecimentos e comércios locais foram impedidos de funcionar, acelerando o comportamento digital do consumidor. Com as lojas, shoppings, restaurantes e bares fechados, todo o fluxo se concentrou nas vendas online.
Agora, mesmo com as vendas voltando em lojas físicas, o consumidor estabeleceu um padrão de compras online. Seja por meio do e-commerce ou de marketplaces, cada vez mais a realidade digital se consolida.
Estudo realizado em agosto de 2020 aponta que os e-commerces cresceram 47% no Brasil neste ano, representando a maior alta em 20 anos. A pesquisa, que é feita a cada seis meses pela Ebit | Nielsen, também revelou que as vendas por meio digital levaram 7,3 milhões de brasileiros a comprar online pela primeira vez em 2020.
Os dados mostram que esse comportamento é, definitivamente, um caminho sem volta. Por isso, trazemos quatro dicas para tornar o seu negócio cada vez mais digital, além de fazer você perder o medo da tecnologia, considerando-a como uma poderosa aliada dos empreendimentos no futuro.
1) Como vender pelo WhatsApp?
O WhatsApp se tornou um dos principais pontos de comunicação do brasileiro. Além de ser um aplicativo democrático, a que todos podem ter acesso facilmente, ele também é de fácil uso. No país, o WhatsApp tem 120 milhões de usuários, ou seja, representa uma parcela de público importante para o empreendedor.
Vender pelo aplicativo, significa estar em constante contato com o cliente. É um jeito fácil de aprimorar suas vendas, sem precisar ter o custo de manter um site de e-commerce ou uma grande equipe de atendimento.
Aqui, separamos algumas dicas para você se preparar para este tipo de venda.
- Utilize o WhatsApp Business
Ao usar esse recurso, você pode programar facilmente uma mensagem para recepcionar o cliente enquanto não puder atendê-lo, com uma abordagem profissional para o primeiro impacto.
- Crie listas de transmissão
Quando você tiver um conteúdo sobre promoção, descontos ou quiser avisar sobre novos produtos, envie os itens para seus contatos criando uma lista de transmissão. Essa opção permite que cada pessoa receba a sua informação, sem perder o conteúdo como acontece em grupos de WhatsApp.
- Divulgue seu contato o máximo que puder
Utilizar as redes sociais para promoções é uma ótima opção. Não se esqueça de incluir o número do seu WhatsApp no perfil e nos posts para que as pessoas encontrem você.
- Faça o acompanhamento pós-venda
Esse canal pode ser um bom meio para entender o cliente e fazer melhorias nos negócios. Após fazer a venda, entenda qual foi a opinião do cliente diante do serviço prestado e coloque o seu negócio à disposição. Receba feedbacks e entenda quais são os pontos fortes e fracos de sua venda on-line.
2) E-commerce na prática
Trabalhar as vendas on-line em um e-commerce é um passo para quem tem uma operação mais robusta, contendo estoque e logística programados para atender em diversos lugares ao mesmo tempo. Mas vamos começar do início, você sabe o que é um e-commerce?
Na prática, o e-commerce é uma loja virtual que contém o catálogo de produtos à venda, além de atendimento/SAC, preços e integração com formas de pagamento via cartão e boleto. Seu funcionamento também requer um sistema integrado para contagem de estoque e para a logística.
No e-commerce, fique atento às seguintes etapas:
- Planejamento é primordial
No e-commerce é preciso construir uma operação forte que não deixe os clientes na mão e que seja fácil de navegar. Toda a estrutura do e-commerce deve estar alinhada e conectada. Das formas de pagamento ao atendimento será preciso planejar e integrar todas as partes que compõem sua estratégia de vendas. Planejamento não pode faltar para vendas em e-commerce.
- Invista em atendimento
Seu público pode ter dúvidas ao realizar compras, sobre métodos de pagamentos e até mesmo sobre prazos de entregas. Tenha um time para atender e responder o cliente.
- Bom layout, boas vendas
Para que seu público compre no e-commerce ele precisa encontrar os produtos de forma fácil, com um site atrativo. Por isso, é importante ter bons profissionais que organizem a disposição das informações de forma acessível. Será preciso contar com designers e redatores especialistas na experiência do usuário.
- Integração impecável
O e-commerce na prática conta, em boa parte, com a avaliação de compras. Novos clientes usam as avaliações como base para definir se realizarão a compra em determinada empresa ou não. Clientes avaliam toda a experiência no e-commerce: facilidade para encontrar produtos, tranquilidade para efetuar pagamentos, atendimento rápido e entregas no prazo certo.
Fique atento à integração com sistemas de logística e de contagem de estoque. Estes são recursos imprescindíveis.
3) Marketplace
O marketplace funciona como um shopping onde cada loja oferece seus produtos para o público final. A única diferença é que você não terá um site seu dentro do marketplace. Lá você oferecerá seus produtos dentro de uma plataforma com diversos empreendedores cadastrados.
De acordo com a pesquisa da Ebit | Nielsen, realizada em agosto deste ano, revelou-se que 78% do faturamento do e-commerce brasileiro acontece em marketplaces.
Você já conhece alguns marketplaces famosos:
- Mercado Livre
- Submarino
- Lojas Americanas
- Magazine Luiza
- OLX
Ao utilizar um recurso de marketplace, suas vendas estarão atreladas ao sistema de e-commerce de outra empresa. Assim, quando o cliente procurar um produto, o seu item aparecerá juntamente com o de outras empresas também.
No marketplace alguns pontos se destacam para conquistar a venda:
- Concorrência
A concorrência é direta, então tenha a seu favor avaliações positivas de clientes. Elas podem ser um importante fator de decisão para que um novo cliente compre o seu produto.
- Preços, prazos e credibilidade
Por existirem concorrentes vendendo tão próximos a você, fatores importantes determinarão onde o cliente irá realizará a próxima compra. É preciso passar credibilidade; quanto maior o número de vendas e avaliações realizadas, melhor.
Preço e prazo de entrega, assim como valor de frete, entram em uma competição. Portanto, avalie se essa é a melhor opção para o seu negócio.
4) Marketing digital
Para fazer sua venda online é preciso ser visto. E como fazer isso no mar da web? Usando marketing digital. Existem diversas técnicas que podem auxiliar empreendedores a serem vistos no mundo digital.
As estratégias mais usadas por grandes e pequenas empresas são divulgação de conteúdo em redes sociais, landing pages e até mesmo ações com influencers.
Redes sociais
Hoje simbolizam grande poder de vendas. Clientes costumam procurar as empresas nas redes sociais para analisar os comentários e toda a reputação da companhia.
Muitos consumidores realizam pesquisas antes de comprar e o foco nas redes sociais representam uma grande parcela na consulta pré-venda.
Além disso, é possível compartilhar conteúdos sobre promoções sazonais, descontos, lançamento de produtos e até mesmo cases bem-sucedidos.
Landing pages
Landing pages são páginas virtuais dentro do seu site em que o cliente deixa uma informação, como seu e-mail, em troca de um infoproduto importante.
Nessa estratégia, você pode conquistar um número de telefone ou um e-mail para entrar em contato com o cliente, divulgando suas promoções e descontos especiais por ele estar na lista de contatos da marca.
O mundo digital tem muitas possibilidades para aprimorar o seu negócio. Essa é uma etapa essencial para o empreendedor de hoje alcançar clientes agora e no futuro também.
Tendências apontam para o comportamento do consumidor cada vez mais voltado às vendas online, com isso é preciso estar atualizado e dar os primeiros passos rumo à digitalização.
É normal ter medo do novo, mas estratégias e planejamento podem ajudar você a marcar o seu território online com tranquilidade.
FONTE : Bin From Fiserv.