7 dicas para potencializar sua força de vendas


Data: 11 de outubro de 2021

A melhor estratégia que sua empresa pode adotar em momentos de instabilidade econômica (e fora deles também!) é investir no desenvolvimento da força de vendas, assim, você ganha em eficiência nas suas abordagens. Até porque, o sucesso de qualquer empreendimento está associado ao desempenho de seu time e de que modo ele está construindo o relacionamento com o cliente.

Cabe ao gestor do negócio entender as necessidades de seus consumidores e colaboradores e alinhar esses interesses com os objetivos da organização. Criar um ambiente que deixe a equipe segura e confortável tem um impacto significativo na motivação e nos resultados, certo?

Por isso, se você também quer potencializar os ganhos do seu negócio, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é a força de vendas?

Força de vendas é o potencial e a inteligência que uma empresa vai criando a partir de processos bem desenhados e atualizados, além de treinamentos e engajamento do time.

Dessa forma, a força de vendas vem a partir de um grupo de profissionais com grande capacidade e interesse em oferecer soluções direcionadas às necessidades dos clientes. Ele se difere da equipe comercial, pois está focado na satisfação do consumidor e na construção de um relacionamento duradouro.

Tais profissionais apresentam algumas características particulares que os diferenciam dos vendedores tradicionais. Podemos citar o amplo conhecimento dos produtos comercializados, priorização do bem-estar do comprador e compreensão dos interesses do público são algumas das atribuições esperadas para esses colaboradores.

Porém, cabe à companhia que esses profissionais estejam aptos e possam contribuir para a força de vendas. Para isso, a leitura do próximo tópico é essencial!

  1. Ofereça treinamentos à equipe
  2. Use automação com CRM e ERP
  3. Tome decisões baseadas em dados
  4. Tenha um bom engajamento e uma política de comissionamento
  5. Faça a padronização de processos
  6. Defina boas metas
  7. Crie um ambiente de trabalho saudável

Agora que você já entende o motivo pelo qual a força de vendas é importante tanto para melhorar os resultados correntes quanto contribuir na construção de um relacionamento mais longo com seu público, que tal conferir quais estratégias de vendas adotar para potencializar esse time? Olha só!

1. Ofereça treinamentos de equipe

Uma boa forma para manter a equipe motivada é oferecer a oportunidade de desenvolvimento pessoal utilizando cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Você pode desenvolver um calendário anual com assuntos relacionados a vendas e marketing, mas também sobre os produtos e serviços comercializados pela instituição.

É importante definir os principais especialistas de cada área de interesse em sua empresa e delegar o trabalho de buscar os melhores cursos disponíveis em sua especialidade. As palestras mais tradicionais desse segmento envolvem:

  • estratégias de atendimento;
  • modelos de Abordagens;
  • uso de CRM;
  • gestão de ERP.

Os treinamentos são essenciais para homogeneizar o grau de conhecimento de todos os profissionais que trabalham diretamente com os clientes, oferecendo uma experiência completa, indiferente de quem realiza o atendimento. Isso mostra credibilidade e eficiência da equipe, e não apenas de um ou outro funcionário mais habilidoso.

2. Use automação com CRM e ERP

Imagine que seu colaborador fez um excelente trabalho de vendas, mas na hora de fechar o negócio o sistema apresenta problemas de conclusão do pedido ou na emissão de nota fiscal. Toda a experiência de compra se torna prejudicada pelo tempo de espera e ineficiência dos recursos tecnológicos da empresa, concorda?

Com o intuito de evitar situações como essas, é fundamental contar com automação CRM e ERP. Além de tornar o atendimento mais eficiente e dinâmico, esse software permite verificar os indicadores de desempenho da força de vendas e acompanhar a produtividade de cada um.

A produção desses dados é essencial para compreender se as estratégias estão sendo efetivas ou não, estabelecer bonificação por produtividade e avaliar quais colaboradores necessitam de mais treinamento e suporte.

3. Tome decisões baseadas em dados

Por meio de sistemas de automação, você conta com uma série de dados que pode contribuir na avaliação de estratégias e projetos da empresa, entretanto, é importante tomar decisões condicionadas aos indicativos que eles oferecem.

Uma boa estratégia é trazer às reuniões do grupo os indicadores de desempenho, apontando quais estão bons e quais necessitam de melhorias. Além de gerar mais engajamento de todos os colaboradores, muitas soluções inovadoras podem surgir desse tipo de interação.

Como sabemos, algumas métricas são indispensáveis para a análise mais criteriosa e na tomada de decisões. Entre as principais, você pode acompanhar de perto o ciclo de vendas, as oportunidades de transação finalizadas e a taxa de conversão.

4. Tenha um bom engajamento e uma política de comissionamento

Todas as pessoas reagem conforme são incentivadas. Prova disso é o alto desempenho de equipes com programas de comissionamento frente a times de venda que trabalham com um salário fixo.

O pagamento de comissões é um grande incentivo e deve ser implementado, contudo, não é o único fator determinante para otimizar o desempenho da equipe. Outros fatores como o clima organizacional e o engajamento dos colaboradores são essenciais para o planejamento de força de vendas.

5. Faça a padronização de processos

O processo de vendas de toda a empresa deve ser padronizado e claro aos participantes. Mesmo que alguns colaboradores não estejam envolvidos em várias etapas, é importante que eles tenham conhecimento da forma como a empresa organiza seu plano de vendas, estabelece os objetivos e define quais técnicas utilizar no intuito de alcançar as metas estipuladas.

Vale disponibilizar aos colaboradores um guia detalhado com a forma correta de abordagem, as principais objeções dos clientes na hora da compra e de que modo podem ser quebradas. Esse manual deve ser organizado pela própria liderança da empresa ou contar com a ajuda dos membros mais experientes da equipe.

6. Defina boas metas

O estabelecimento de metas (cotas de vendas) ajuda a organizar a rotina de todos os colaboradores pra que estejam alinhados com os objetivos da empresa. Visando manter a equipe motivada, é importante estabelecer alvos factíveis e que, ao alcançá-los, haja algum movimento de comemoração.

A cobrança em torno das metas deve ser mantida para todos, mas sem produzir resultados drásticos aos que não conseguiram alcançar. Um alto grau de estresse e um ambiente de trabalho desconfortável são consequências naturais de uma cobrança mais agressiva quanto às metas a serem batidas.

7. Crie um ambiente de trabalho saudável

O clima organizacional é um fator determinante na qualidade de vida dos colaboradores. Isso tem um impacto direto em sua produtividade, seu desempenho e seu engajamento na empresa e, claro, para sua força de vendas. Afinal, um espaço amigável e seguro produz uma rotina menos estressante e mais tranquila.

Além disso, se você tem uma organização com um ambiente receptivo e acolhedor, dificilmente um bom empregado vai buscar trabalho em outra instituição, o que reduz a rotatividade. Assim, você mantém uma equipe mais coesa e disposta na hora de realizar atendimentos.

Por que uma solução de força de vendas é importante?

A força de vendas favorece o presente e o futuro do negócio. O primeiro, por oferecer o melhor atendimento e encontrar as soluções que os clientes buscam quando procuram sua empresa. Já o futuro é impactado pela construção de um relacionamento com os consumidores, o que assegura a recorrência desse público fidelizado e a criação de uma imagem positiva da organização no mercado.

Desse modo, ao seguir todas as nossas dicas, você pode otimizar o desempenho de sua força de vendas e conquistar ainda mais espaço no mercado.

 

FONTE : HUBSPOT