Quais as vantagens da loja virtual? Confira 6 motivos para ter a sua


Data: 01 de dezembro de 2021

Hoje em dia, ter presença digital se tornou uma necessidade para qualquer negócio. Afinal, é possível obter diversas vantagens da loja virtual. Essa afirmativa é válida principalmente para as pequenas e médias empresas que buscam ampliar o número de clientes.

Isso acontece porque o comportamento do consumidor mudou. As pessoas estão cada vez mais conectadas e usando os meios digitais para pesquisar sobre produtos, serviços e também realizarem as suas compras.

Então, se você quiser conquistar mais clientes e destacar a sua marca, é essencial ter uma loja online. Neste artigo, você confere:

  • Por que ter uma loja virtual?
  • Quais as vantagens da loja virtual?
  • Como ter um e-commerce?

Aproveite a leitura!

 

POR QUE TER UMA LOJA VIRTUAL?

Segundo a pesquisa EBIT | Nielsen, realizada em 2021, o ticket médio de uma loja virtual aumentou 22% em relação ao ano anterior. 

Isso mostra que houve um crescimento no volume total de faturamento do segmento. Além disso, conforme o Instituto FSB, o comércio digital acumulou uma receita recorde entre 2020 e 2021.

Ambos os números apontam que as empresas estão migrando, cada vez mais, para o online e conquistando mais adeptos a esse modelo de venda.

Para se ter uma ideia, no último ano, houve um crescimento de 208% na migração de pequenas e médias empresas para o virtual. Além disso, o levantamento feito pela Mastercard revela, ainda, que os marketplaces foram um dos principais responsáveis nisso.

Mas, apesar do potencial deles, é interessante que o seu negócio conte com um site profissional próprio, que ofereça uma experiência personalizada para os clientes. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, em 2021, destacou que apenas 28% das empresas familiares entrevistadas contam com fortes recursos de tecnologia.

Portanto, para melhorar isso, o ideal é ter uma estratégia em que a sua marca seja vista tanto em um site próprio quanto em uma plataforma de vendas, além das redes sociais. Essa soma vai potencializar o alcance dos seus produtos.

Por exemplo: para usar um marketplace, é cobrado do anunciante uma taxa, mas há um potencial interessante de visibilidade do negócio. 

Se você tiver uma loja pronta, um cliente pode ter o primeiro contato com os seus produtos por meio do marketplace e depois acabar optando por comprar diretamente do seu site profissional.

 

QUAIS AS VANTAGENS DA LOJA VIRTUAL?

Criar uma loja virtual deixou de ser apenas uma opção para ser uma prioridade dos negócios com as mudanças de comportamento que aconteceram nos últimos anos. No contexto da pandemia, migrar para o digital foi um desafio e um plano B para muitos pequenos e médios lojistas.

Agora, com a boa performance do comércio online e a facilidade que ele trouxe para o cliente, o mercado prevê que esse segmento deve continuar crescendo nos próximos anos. Além disso, as vantagens da loja virtual incentivam que mais empreendedores optem por migrarem para os canais digitais. 

No entanto, para tomar essa decisão, é importante conhecer e entender como obter as principais vantagens do comércio eletrônico.

A seguir, listamos os principais benefícios desse canal e explicamos o que e como seguir para aproveitar ao máximo os recursos da loja virtual. 

1) PERSONALIZAÇÃO

Ainda que você tenha um bom volume de vendas pelas redes sociais, é importante investir em uma loja virtual. 

É a partir dela que você poderá fazer uma personalização do seu atendimento, além de criar a sua identidade visual, que será a referência para o trabalho nas mídias sociais.

Essa é uma das vantagens do comércio digital que mais se destacam. Isso acontece porque os clientes estão em busca de viver experiências diferenciadas, e a personalização permite isso. 

Assim, a tendência é que a sua taxa de conversão de vendas aumente, sem que seja preciso um esforço muito grande para isso. Logo, o seu CAC (Custo de Aquisição de Clientes) tende a diminuir.

A personalização é possível graças à gama de dados que podem ser coletados por meio de um site profissional próprio. 

É possível usar o Google Analytics e ferramentas como o Hotjar para monitorar o comportamento dos usuários na sua loja virtual. Dessa forma, haverá informações suficientes e essenciais para criar jornadas de compra que conversem mais com o seu público.

 

2) CUSTO OPERACIONAL

O custo operacional de uma loja virtual é bem menor do que uma loja física. Inclusive, a gestão de contas é uma dor comum entre pequenos e médios empreendedores. 

Existem os custos fixos e variáveis do negócio que em uma loja física são naturalmente mais altos. Dentre eles, podemos citar o aluguel do espaço e a gestão da folha de pagamento, porque há mais tarefas e necessidade de ter funcionários.

Isso pode desanimar principalmente aquelas pessoas que estão começando a empreender. Por isso, vale a pena começar com uma loja virtual e, depois, abrir uma loja física. 

Agora, se o seu negócio já conta com uma loja física, complemente a jornada do cliente com a experiência digital. 

Lojas que atuam no varejo tradicional e também no comércio eletrônico costumam vender mais barato no digital, justamente porque o custo de manutenção é menor. 

Assim, essa qualidade é uma vantagem da loja virtual que a faz como um bom caminho para empreendedores iniciantes, que dispõem de pouco capital para abrir um negócio.

3) FACILIDADE PARA QUEM COMPRA

Em um mundo cada vez mais conectado, não se deve desprezar a facilidade para os clientes. Nas grandes cidades, o deslocamento, seja para o trabalho ou para as compras, é o que toma mais tempo das pessoas. 

Se o cliente puder comprar com um preço competitivo e com um bom valor de frete, muitas vezes vai preferir fazer a compra online, especialmente de produtos padronizados, em que não há variação das peças de loja para loja.

Por isso, além de oferecer preços atraentes, é importante ter cuidado na hora de contratar parcerias para o frete. Outro ponto que merece atenção é a disponibilidade de meios de pagamentos. 

4) COMPARAÇÃO DE PREÇOS

Um levantamento feito pela SPC Brasil destaca que 90% dos entrevistados realizam pesquisas virtuais antes de comprar em uma loja física. 

Antigamente, era preciso ir de loja em loja para chegar ao menor preço ou conseguir um desconto atraente. Hoje, isso é feito na ponta dos dedos.

Uma pesquisa de preços pode gerar um bom desconto, pois existe uma tendência de que os produtos digitais sejam, em média, 15% mais baratos do que nos estabelecimentos físicos. Portanto, o cliente é atraído pela soma da facilidade de compra à oportunidade de economizar. 

5) VENDAS 24×7

O comércio online não tem horário de funcionamento pré-definido. Pelo menos quando pensamos na compra direta, sendo uma das vantagens do comércio virtual de destaque. 

Uma loja virtual traz mais autonomia para o cliente e flexibilidade. Muita gente costuma fazer as compras no tempo livre, inclusive de madrugada. Isso gera boas oportunidades de vendas. 

Inclusive, uma estratégia muito utilizada pelos e-commerce é baixar os preços nos períodos de menor volume de tráfego, para assim conseguirem convencer o consumidor de maneira definitiva. Desse modo, as vendas podem ser feitas sete dias por semana, 24 horas por dia.

Se isso fosse ser feito em uma loja física, por exemplo, o seu negócio teria um aumento de custos fixos, como as despesas de água e luz, e ainda teria que contratar funcionários para o turno da noite. 

6) PROXIMIDADE COM O CONSUMIDOR

As vendas online permitem uma proximidade com o cliente, desde que sejam disponibilizados canais eficientes de comunicação. 

Em uma loja virtual, o pós-venda tem um papel fundamental para que o cliente volte outras vezes e faça propaganda positiva do seu negócio. 

Portanto, não pense que é só colocar o produto para vender que o cliente aparece. Muitas vezes, antes da compra, surgem dúvidas e ele vai procurar um canal de relacionamento. 

Usando a coleta de dados do site, é possível identificar quais são as dúvidas mais comuns e, assim, pode-se disponibilizar um FAQ (Perguntas Frequentes) no seu canal.

No entanto, é preciso ter pessoas treinadas para esse atendimento, que precisa ser de excelência. Lembre-se que é mais caro procurar um novo cliente do que manter um com o qual já existe um relacionamento prévio.



Fonte : Terra empresas