Como fidelizar Clientes e Melhorar as Vendas
Data: 27 de fevereiro de 2019
Saiba quais os passos necessários para ter uma clientela fiel.
Conquistar os primeiros clientes é uma grande vitória para qualquer empreendedor: depois de enfrentar a burocracia do processo de abertura da empresa e seguir os passos necessários para formalizá-la (LINK DE COMO SER MEI), essa é a hora em que o negócio ganha vida e chega ao consumidor.
A primeira compra de um novo cliente, porém, é apenas o início de um relacionamento com a empresa. Cabe ao empresário tomar os passos necessários para fidelizar o cliente, mantendo um vínculo duradouro com a empresa.
Por que fidelizar clientes?
Embora muitos empresários se concentrem somente em conquistar novos clientes, manter os clientes atuais é ainda mais importante do que aumentar a clientela. Chegar a um novo público muitas vezes exige gastos com publicidade para divulgação do negócio, por exemplo, e não há garantia de que os anúncios atingirão o público-alvo do negócio.
O cliente atual, por sua vez, já é alguém que se interessa pelos serviços ou produtos da empresa, e não custa caro mantê-lo satisfeito. Além disso, um cliente fidelizado pode ser um ótimo parceiro na divulgação, indicando a empresa para outras pessoas e expandindo a clientela da empresa.
Programa de fidelidade
Uma das maneiras mais práticas e eficientes de fidelizar um cliente é por meio de programas de fidelidade. Ao oferecer algum tipo de desconto ou bonificação para quem faça um determinado número de compras, o empresário incentiva o cliente a manter-se fiel à empresa em lugar de buscar os serviços de concorrentes.
O cartão de fidelidade é a forma mais simples de manter uma contagem de quantas compras foram feitas pelo cliente e verificar quando é hora de premiá-lo pela fidelidade.
Marketing de relacionamento
Conhecer o cliente é fundamental para fidelizá-lo. Grandes empresas costumam fazer investimentos pesados para manter bases de dados com informações sobre seus consumidores.
Existem softwares disponíveis para pequenas empresas que queiram registrar o histórico de cada cliente e seus dados de contato. Além de permitir a implantação de um programa de fidelidade sem a necessidade de um cartão, essas bases de dados permitem que a empresa envie e-mails personalizados a clientes para oferecer descontos e ofertas.
Mesmo sem o uso desse tipo de software, porém, é possível (e recomendável!) que o empresário busque conhecer seus principais clientes e manter um cadastro com suas informações de contato.
O atendimento personalizado é uma das principais bases da fidelização de clientes, e um cliente satisfeito é a melhor propaganda que um negócio pode ter.